13/01/2009

Gruta São Miguel




A gruta fica bem próxima ao Abismo de Anhumas e é uma das cavidades mais antigas do Planeta.

Ao chegarmos ao Receptivo da Gruta assistimos a um filme contando um pouco da história do local. Principalmente contando que a região foi importante durante a Guerra do Paraguai em 1864. Uma trilha de 15 minutos nos levou até a Cave. É necessário o uso de tênis. E pode passar repelente e protetor.

São 3149 metros de Gruta, mas só andamos em 200 metros. Existem 3 salões, mas visitamos apenas 1 deles. Ela foi formada no período pré-cambriano. Antes disso, segundo a nossa guia Fernanda, há 1 bilhão de anos esta gruta era fundo de mar.

Das 122 cavernas existentes no Mato Grosso do Sul, só podemos visitar 3.

Na última foto vocês podem conferir a pérola calcária que se forma no gotejamento. Ela leva esse nome apenas pela forma que ela fica.

Lá dentro as plantas não se desenvolvem, pois não há entrada de luz solar. Mas existem muitos morcegos dos 1050 tipos catalogados apenas 3 se alimentam de sangue. Mas dentro da caverna existem poucos, pois o homem interfere muito (às vezes sem saber) nos hábitos de alguns animais. Por exemplo: o fazendeiro aplica no Gado (Aliás Mato Grosso do Sul é um dos primeiros na criação de gado no país, inclusive do tipo Nelore – os fazendeiros desmatam sem dó nem piedade para colocar gado nas terras) um produto para impedir de que os morcegos suguem o sangue). Os morcegos por outro lado não têm onde buscar comida (sangue) e vão se extinguindo. Viu só?

O grande problema da trilha foi a interferência de uma turista carioca mal educada em todos os sentidos. Fazia exatamente o que não podia fazer... Falava alto e espantava as corujas e outros animais da trilha, colocava a lanterna no ninho dos morcegos e outras coisas mais. O que acabou deixando a guia irritada e sem vontade de nos explicar o passeio.

Uma boa dica é sempre fazer amizade com o guia. Mas também não fique no pé, perguntando tudo e sendo pentelho). Assim como “amigos” ele terá mais vontade de apresentar os passeios. Lembre-se você não é o único turista do dia e os guias devem estar um pouco cômodos com o passeio, por isso estimule-o e faça eles se sentirem tão bem a ponto de mostrar coisas que não são para um turista comum.

Admiramos formações geológicas variadas como: travertinos, colunas de escorrimento, coralóides e pérolas em meio a uma natureza intocada e bastante preservada com um trabalho bem sério para manter esta beleza natural para todos que desejarem (e agüentarem!!!) visitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário