28/02/2009

A Ilha de Superagüi faz parte do Município de Guaraqueçaba no litoral do Paraná. Foi criada artificialmente pela Marinha Brasileira em 25 de abril de 1989, tornando-se o 3º Parque Nacional Marinho criado no país. Possui uma área de quase 34 mil hectares incluindo a Ilha de Superaqüi, Ilha das Peças, Ilha do Pinheiro e Pinheirinho e uma parte continental Vale do Rio dos Patos. O Parque é considerado uma das regiões de fundamental importância para a sustentação da fauna marinha. E é considerado pela UNESCO um dos cinco ecosistemas costeiros mais notáveis do globo terrestre.




A dança típica é o FANDANGO e a Bebida a cachaça de CATAIA, tivemos uma prova da cultura local no Bar Akdov e prestigiamos de pertinho uma roda de viola e muitas pessoas na pista arrastando o pé.
O sustento da comunidade de pescadores vem do mar e do turismo que ainda não é explorado devidamente pois não possui um plano de manejo.



No carnaval local as crianças se
fantasiam com máscaras e
lençóis e ficam andando pela cidade.





Um pedacinho intacto da Floresta Atlântica com restingas, manguezais, praias desertas e intocáveis.

Estas fotos são da nossa trilha de bike até a Deserta (40 km de praia)




Uma pena que o tempo não ajudou a conhecermos a Ilha do Mel, Ilha do Cardoso em São Paulo, passando pela
Barra do Ararapira onde poderíamos conferir o encontro da Serra com o Mar. E ainda passaríamos pela Comunidade fantasma e pelas coroas de areia formadas na região.

Um dos espetáculos mais bonitos da Ilha acontece quando o sol vai embora. No mar o Plancton se transforma em pontos brilhantes. Brincamos feito criança com a natureza viva.

Ficamos no camping da Pousada Centauro da D. Lika e Seu Badéjo e fomos muito bem tratados por lá.

Aguarde mais atualizações.
Fotos deste post: BárBara Erig

Um comentário: